Deve-se ou não reutilizar o oleo das fritaduras




Reutilizar óleo de fritar é uma prática recorrente em quase todas as famílias.
Se por um lado pode sair caro deitar o óleo fora sempre que se frita algum alimento e pode também parecer um desperdício, por outro lado, o óleo de fritar muito utilizado pode representar alguns riscos para a saúde.


Então, quantas vezes posso reutilizar o óleo?
Cada vez que o óleo é aquecido, as suas moléculas de gordura quebram-se um pouco a gordura  comece a decompor-se e o óleo comece a deitar fumo e produzir um mau cheiro sendo  também libertadas substâncias que podem ser nocivas para a saúde, chamadas de compostos polares.
Não é aconselhável que se utilizem óleos com uma elevada percentagem de compostos polares, 25% é o limite aconselhável.
Isso acontece da primeira vez que se utiliza o óleo. O melhor óleo é aquele que já fritou duas ou três vezes, por isso as batatas fritas provenientes da terceira fritura sabem melhor.
A forma de saber quando o óleo deve ser mudado é quantidade de bolhas que são formadas durante a fritura: se forem em demasia, deve mudar o óleo.



Para o óleo durar mais tempo deve em primeiro lugar optar por óleos alimentares com alto de boa qualidade, preparar bem os alimentos para evitar que estes deixem resíduos no óleo, filtrar o óleo utilizado e armazenar o óleo em locais adequados, em frascos fechados e depois de arrefecido.
É também importante separar os óleos de cada alimento, Assim, o número de vezes que se pode reutilizar óleo de fritar com segurança depende do tipo de óleo, da temperatura a que foi aquecido e por quanto tempo esteve a fritar. O óleo de fritar batatas pode durar alguns meses, mas não se pode dizer o mesmo com a fritura de peixe ou carne, em que sua utilização reduz-se para 3 vezes no máximo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como construir uma prateleira com restos de uma palete

Necessita de uma pequena mas útil prateleira.? Facilmente pode construir uma que em simultâneo também faz de cabide, e tudo isso com rec...

Mais visitados