Bacalhau à Zé do Pipo






Veja como é que com alguns ingredientes pode-se cozinhar uma receita divinal.

Ingredientes

4 postas de bacalhau demolhado
2 kg de batatas
2 cebolas
3 dentes de alho
1 l de  leite
100 g de margarina
1,5 dl de azeite
6 colheres (sopa) de maionese
1 ovo batido
1 folha de louro
Azeitonas q.b.
Salsa q.b.
Sal e pimenta q.b.

Modo de preparação

Descasque as batatas, corte-as ao meio, lave-as e coza-as em água temperada de sal durante 20 minutos. Leve ao lume um tacho com o leite, deixe ferver, junte as postas de bacalhau e deixe cozer durante 10 minutos. Retire o bacalhau, escorra-o e coloque-o num tabuleiro de louça. Reserve o leite da cozedura.
Descasque as cebolas e os alhos, pique tudo, deite para um tacho, junte o louro e o azeite, leve ao lume e deixe cozinhar até a cebola ficar transparente. Adicione 1 dl do leite que havia reservado, mexa, tempere com sal e pimenta, deixe ferver um pouco e retire do lume.
Ligue o forno a 200 graus. Escorra as batatas, reduza-as a puré, junte a margarina e mexa bem. Adicione o ovo batido, mexa e junte depois o restante leite da cozedura do bacalhau, aos poucos e apenas o necessário até ficar um puré macio e consistente.
Corrija o sal e tempere com uma pitada de pimenta.
Coloque a cebola por cima das postas e cubra com maionese. Deite o puré de batata num saco de pasteleiro com boquilha frisada e disponha em montinhos à volta do bacalhau. Retire e sirva quente decorado com raminhos de salsa e azeitonas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como construir uma prateleira com restos de uma palete

Necessita de uma pequena mas útil prateleira.? Facilmente pode construir uma que em simultâneo também faz de cabide, e tudo isso com rec...

Mais visitados