Como fazer um compostor com paletes


A compostagem é  processo de transformação de resíduos orgânicos em composto. Em alguna casos os municipios já o fazem em grande escala . Mas qualquer pessoa pode fazê-lo com terreno, um jardim, uma horta.
As cascas de batatas, das bananas, de toda a fruta, borras de café ou restos de pão podem ser transformados em composto, um material orgânico com aspeto de terra, escuro, sem odor e com excelentes qualidades fertilizantes. A capacidade nutricional vai depender da qualidade dos resíduos utilizados, mas o composto possui fungicidas naturais e organismos benéficos que ajudam a eliminar os organismos patogénicos que perturbam o solo e as plantas.


Veja Mais 5 maneiras fáceis de regar suas plantas enquanto estiver de férias

Foto Casadapucarica


Como fazer um compostor de paletes


Precisa de quatro paletes de madeira.

Para unir os elementos, pregue três das quatro paletes umas às outras, pelos cantos.
Na palete que sobra, aplique dobradiças para fazer uma porta. Esta será necessária para retirar o composto, depois de pronto.
Caso o local esteja muito exposto às intempéries, pode usar uma quinta palete para fazer uma tampa.

Veja Mais AAproveitamento de objetos vários para vasos muito originais


FotoI.pinimg



Coloque num local de fácil acesso, em cima da terra, para facilitar a drenagem da água e a entrada de microrganismos benéficos do solo na pilha de compostagem. Em locais de clima seco, com temperaturas mais elevadas, coloque-o debaixo de uma árvore, para que a sombra evite a secagem e o aquecimento excessivo do composto. Em locais onde a chuva é frequente, o compostor deverá ser coberto.

Veja aqui como e o que pode compostar A ciência da compostagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como construir uma prateleira com restos de uma palete

Necessita de uma pequena mas útil prateleira.? Facilmente pode construir uma que em simultâneo também faz de cabide, e tudo isso com rec...

Mais visitados