quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Arroz de frango á minha maneira


Existem inúmeras formas de cozinhar arroz, assim como também existem inúmeras formas de cozinhar frango. Existem imensas maneiras e cozinhar arroz com frango, mas com algumas variantes fiz um arroz de frango á minha maneira




Escabeche de polvo


Ingredientes

1 frango 1.2kg aproximadamente
500g arroz agulha
1 tomate maduro
1 cebola media
2 dentes de alho
1 dl de azeite
1 morcela
1 chouriço de carne
1 cálice de vinho branco
Sal qb
Queijo  emental ralado
Pimenta preta moída qb
1 colher de sopa de massa de pimentão
2 colheres de sopa de polpa de tomate


Modo de fazer

Corte o frango e quatro, lave bem e coloque num tacho coberto de água. Junte um pouco de azeite e sal e deixe cozer em lume brando. Depois de cozido retire o frango e reserve a água da cozedura.
Deixe o frango esfriar e desfie em bocados pequenos retirando toda a pele. Coloque as 500g de arroz numa bola de cozer arroz de 14 cm (a mais usada) o que dá um pouco menos de meia. Ponha a água da cozedura do frango a ferver e certifique que tem sal suficiente, pois a quantidade de sal do arroz depende da água. Coloque a bola no tacho e se necessário junte um pouco mais de agua a ferver para tapar a bola no mínimo a 2/3, deixe cozer 10 minutos.








Bola de cozer arroz

Entretanto pique fino a cebola e o alho, pele o tomate e pique fino também. Corte metade do chouriço de carne e metade da morcela e pique fino. Junte tudo num wok e junte o resto do azeite, a polpa de tomate e a massa de pimentão e leve ao lume, quando ferver junte o vinho e polvilha com a pimenta preta ralada, (eu uso direto do moinho) deixe refogar um pouco. Deite o frango desfiado e envolva bem, quando tudo estiver bem ligado retire do lume.



Lasanha de atum e espinafres



Passados os 10 minutos o arroz está cozido pelo que tem que o retirar da água e com cuidado para não se queimar, abrir a bola e retirar o arroz para uma tijela.
Numa assadeira refrataria coloque uma fina camada de arroz e uma do frango, e alterne as camadas, termine com uma de arroz. A restante morcela e o restante chouriço de carne é cortado em rodelas e disposto em cima, polvilhando com o queija ralado.
 Leve ao forno para gratinar cerca de 10 minutos











Sem comentários:

Enviar um comentário

Como fazer uma pequena mesa com garrafas de vidro

Mais uma vez lembramos o potencial das garrafas de vidro na construção de diversos artigos de utilidade e de decoração. É fácil conseguir ...

Mais visitados