terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Como fazer propagação de roseiras por estacas


As roseiras podem ser multiplicadas  por estacas retiradas de uma roseira adulta no final do verão ou início do outono. Este método de propagar roseiras é usado há milhares de anos.


Photo Planfor




Selecione um pedaço do caule da roseira que seja direita e que tenha pelo menos a expessura de um lápis e corte com pelo menos 25 cm de comprimento.
Dica, se cortar um pedaço do caule que deu flor recentemente é mais fácil. Corte com uma tesoura afiada num ângulo de 45 graus.

Photo Assimquefaz


Retire as folhas e espinhos, caso tenha, e faça cortes superficiais, verticais na casca a mais ou menos dois centímetros da parte inferior do caule, isso vai ajudar a roseira a produzir raízes.
Mergulhe o caule da rosa em hormonas de enraizamento, que você pode comprar em qualquer loja de jardinagem.






Faça um buraco de 12 centímetros de profundidade no solo, próximo a planta mãe. Se o solo for muito duro, misture com areia para ter uma drenagem melhor. Insira estaca a 10 centímetros de profundidade, cubra firmemente com terra.
Cubra o caule plantado com um pode vidro ou plástico para proteger a nova planta e fornecer calor. Retire o frasco quando for regar. Quando os rebentos atingirem mais ou menos 10 cm poderão ser transplantados para local definitivo.


Photo Pinterest

Como cultivar batatas em vasos


Pode também usar uma batata grande e nova, onde faz um buraco de pelo menos 8 centímetros de profundidade. Coloque a estaca da roseira dentro deste buraco feito na batata, como se estivesse plantando a rosa dentro da batata.
Coloque a batata com a sua roseira num vaso com terra adubada, e cubra a batata e também parte do caule, deixando apenas 7 a 10 centímetros fora da terra.
Coloque água no vaso suficiente para deixar a terra húmida e não encharcada.
Coloque o vaso para algum lugar onde a luz solar bata indiretamente, ou que por apenas alguns minutos ao dia o sol bata diretamente. Mantenha a terra sempre húmida e deixe a roseira crescer por dois meses.
Após este período, faça o transplante da planta para um solo definitivo, de preferência durante a primavera, o período ideal para o crescimento saudável das rosas.




2 comentários:

16 usos surpreendentes usos para pasta de dentes

Se acha que só pode usar pasta de dentes para escovar os dentes está enganado. A pasta de dentes tem muitas outras aplicações surpreendent...

Mais visitados