domingo, 10 de fevereiro de 2019

Como fazer uma pequena horta com jardineiras

As jardineiras são ótimas para quem tem  falta de espaço em apartamentos ou áreas pequenas, porque podem conter plantas de diferentes tipos.
Para pequenas áreas, as jardineiras de cimento são mais adequadas, mas em varandas de apartamentos as de plásticos se adequam melhor e são mais leves.


jardineiras
Photo Youtube

Como fazer uma torre com vasos para plantar morangos




Os modelos ideais são aqueles com profundidade e largura mínimas de 30 cm e com furos capazes de drenar o excesso de água. As de cimento já vem com furos. As de plásticos as vezes encontramos sem os furos, mas é muito simples de se resolver, basta fazer pequenos furos afastados utilizando a furadeira com uma broca pequena. Com essa drenagem evita-se o excesso de humidade que pode apodrecer as raízes.
Cuidado apenas ao escolher as espécies que dividirão a mesma caixa, algumas ervas precisam estar separadas, pois podem se misturar e com isso alterar o sabor, por exemplo, plantar cebolinha na mesma caixa ou muito próximo da hortelã.






Outro problema é o fato dealgumas plantas terem raízes invasoras, que destroem as de outras espécies, elas devem ser plantadas sozinhas.
Algumas misturas que dão certo são: alecrim, tomilho e sálvia, manjericão, anis, carqueja e sálvia, e manjericão, manjerona e cebolinha.
O primeiro passo na hora de montar uma horta é escolher o local correto, certifique-se de que esse lugar ficará exposto ao sol, pois locais sombrios não permitem o desenvolvimento adequado dos vegetais.

Agora temos a preparação da terra que será utilizada na jardineira. Utilizamos uma parte de terra vegetal, uma parte de areia e uma parte de adubo ou esterco. A profundidade ideal é de no mínimo 30 cm, para que se tenha um bom enraizamento das plantas.
É importante deixar alguma distância entre as diferentes plantas. Manjericão e coentro, por exemplo, podem ser plantados no mesmo vaso, a uma distância de 30cm um do outro.

Como cultivar batatas em vasos


Existem duas maneiras de se plantar. Uma delas, mais demorada, é através da aplicação direta da semente no solo, a outra é através de mudas, mais prática, como no caso da alface e rúcula.
Faça um buraco na terra de mais ou menos 1cm de profundidade, onde as raízes possam crescer, e coloque a pequena planta. Depois, cubra com terra e aperte. Agora é só esperar crescer.
Para mantermos nossa horta bonita, saudável e equilibrada devemos regá-la diariamente e adubar sempre que necessário



Fonte// Itupeva









1 comentário:

Como fazer uma pequena mesa com garrafas de vidro

Mais uma vez lembramos o potencial das garrafas de vidro na construção de diversos artigos de utilidade e de decoração. É fácil conseguir ...

Mais visitados