domingo, 24 de março de 2019

Como fazer adubo organico caseiro


As plantas necessitam de nutrientes para crescer saudáveis e florescer, e esses nutrientes proveem de adubos químicos ou naturais. Os químicos não são aconselháveis pois de uma maneira ou outra acabam por contaminar a terra, restando a opção dos naturais, que são mais caros. Mas não desespere, pode faze-los em casa sem mais nenhum custo.
O segredo é a compostagem, que não só reduz a quantidade de lixo que irá depositar nos contentores apropriados, como também enriquece o solo do seu quintal com um material rico em nutrientes.
Vejamos como é simples começar a fazer compostagem doméstica.


Photo Pinterest

Dê mais beleza ao seu jardim usando a técnica “Hugelkultur”



Escolha um espaço ao ar livre e um recipiente para depositar seu composto. Pode ser um contentor para lixo grande ou um bidon de plástico, por exemplo. Deve colocar, por baixo e de maneira a o elevar, por exemplo, quatro blocos de betão ou de palete. É importante fazer uns furos no fundo do recipiente para saiam os líquidos resultantes da decomposição.







Deve colocar um outro recipiente por baixo para apanhar esses líquidos. Um jerrican cortado na altura certa serve muito bem. Deixe um espaço entre os dois para que os líquidos escorram bem.
Recolha o lixo da sua cozinha e jardim e misture os materiais. É conveniente ter duas vezes mais resíduos secos, que são ricos em carbono, e que podem ser, serradura, folhas secas, cartão e folhas de jornal, do que os verdes, ricos em nitrogénio e que podem ser frutas, vegetais, relva, borra de café. Tenha cuidado com os níveis de humidade, mantendo sempre húmido, juntando um pouco de agua se necessário.



Photo Youtube

Como fazer adubo liquido com cascas de banana


Para acelerar o processo da compostagem, deve arrumar os resíduos em camadas intercaladas, sendo a de materiais secos três vezes mais espessa que a de matérias
O processo é longo e pode demorar entre seis a 24 meses, dependendo muito dos materiais colocados e das condições de humidade. O composto estará pronto quando tiver especto e cheiro de terra. Retire do recipiente e reserve para ir usando, enquanto repete o processo.





Resíduos que deve usar

Restos e cascas de frutas, legumes e verduras
Raízes e erva seca
Folhas secas e restos vegetais
Serradura
Papel de jornal
Cartão
Sacos de chá
Borras de café
Relva seca

Resíduos que não deve usar

Produtos de origem animal
Gorduras
Óleos
Dejetos de animais de estimação
Comida
Cinzas e restos de cigarros
Vegetais doentes


Sem comentários:

Enviar um comentário

Como economizar algum dinheiro na manutenção do carro

Os carros são um grande investimento, e temos que poupar o máximo em reparações e manutenção. Existem pequenas coisas, que o fará economiz...

Mais visitados