terça-feira, 19 de março de 2019

Cuidados a ter para um relvado saudavel


Ter um relvado bem cuidado e bonito é muito agradável, mas não dispensa certos cuidados para se manter denso, verde. É preciso alimentá-lo, regá-lo, limpá-lo de detritos e ervas mortas e de vez em quando introduzir ar no solo, sobretudo depois do uso intensivo e do desgaste do Verão. O corte é a tarefa mais importante e deve ser feita regularmente á medida que a relva cresce.


Photo Coisas da Terra


Como fazer uma pequena horta com jardineiras


O corte


O corte regular aumenta a densidade do relvado. Por essa razão, corte pouco e com frequência, não reduzindo o comprimento das lâminas de relva em mais de um terço de cada vez. Se deixar a relva crescer à vontade e depois cortá-la drasticamente, a qualidade do relvado diminui.
 A relva cresce mais depressa quando há calor e humidade, e nestes casos o corte deve ser feito 2 a 3 vezes por semana, mas um corte semanal é regra geral suficiente. No tempo quente e seco, corte com menor frequência e deixe crescer mais do que o habitual, para manter humidade no solo. Aproveite a relva cortada (aparas) para fazer composto, exceto se tiver utilizado algum herbicida.





A máquina de cortar relva requer alguma manutenção. Depois do uso, limpe sempre a máquina, retirando as ervas e limpando a lâmina e oleando-a. Lubrifique regularmente todas as peças da máquina e afie regularmente lâmina com uma pedra de afiar ou lima.

Phoro Revista Jardins

Aproveitando gavetas para fazer floreiras


A fertilização

A adubação é uma prática necessária para o crescimento, da planta, repondo no solo os nutrientes de que as plantas necessitam.
Os adubos que contêm azoto (N), fósforo (P) e potássio (K) são os mais indicados.
A proporção e o tipo de nutrientes existentes no adubo vêm inscritos no rótulo da embalagem e sempre pela ordem referida NPK.
 Por exemplo, 20-5-7 indica um adubo rico em azoto. A indicação 7-7-7 significa que o adubo contém partes iguais dos três nutrientes.



Deverá utilizar, de preferência, um adubo de libertação progressiva que produz um efeito mais duradouro sem risco de queimar a relva. Esta nova tecnologia consiste em envolver um granulo de ureia com várias camadas de um polímero inorgânico consoante a longevidade que se pretende para o fertilizante, de forma a que uma vez no solo esta cápsula absorva água do solo dissolvendo gradualmente o azoto no seu interior e iniciando com o solo um processo osmótico que resulta na libertação contínua e uniforme do azoto encapsulado para o solo.
 É muito importante a distribuição uniforme e rigorosa, dado que a aplicação de fertilizantes em excesso pode queimar e até mesmo matar a relva.

Photo Planfor

Como fazer propagação de roseiras por estacas


A Rega

Uma rega adequada é essencial para um relvado verde e saudável.
Um relvado desidratado pode tornar-se castanho e frágil, ou até mesmo morrer. Por outro lado, demasiada água remove o ar do solo, deixando a relva sem oxigénio e aumentando o risco de apodrecer. Para um relvado bonito é necessário em mantê-lo suficientemente hidratado. Obterá os melhores resultados regando-o bem, mas não com demasiada frequência.
O início da manhã é a altura ideal para regar a maioria dos relvados, pois o sol ainda não teve tempo de aquecer o relvado a água não irá evaporar imediatamente. No entanto, a opção mais económica é regar à noite.



Se não chover, o relvado deve ser regado duas vezes por semana, com 10 a 15 milímetros de cada vez. Se a relva receber constantemente uma quantidade de água insuficiente, o sistema de raízes é forçado a deslocar-se para a superfície onde está a água e, consequentemente, a relva torna-se cada vez mais sensível à seca.
Um sistema de aspersão é a forma mais fácil e confortável de manter a sua relva bem regada. Os aspersores podem ser instalados no solo, colocados sobre suportes ou deslocados ao longo do relvado durante a rega.
Photo BoshGarden

Cinco plantas ideais para ter no seu quarto






Sem comentários:

Enviar um comentário

Como fazer uma pequena mesa com garrafas de vidro

Mais uma vez lembramos o potencial das garrafas de vidro na construção de diversos artigos de utilidade e de decoração. É fácil conseguir ...

Mais visitados