sábado, 6 de abril de 2019

Como fazer fertilizante líquido


Tanto na horta como no jardim, o uso de adubos químicos deve ser sempre afastado. O ideal é usar fertilizandes organicos. Pode optar por ir a uma loja de jardinagem e floricultura comprar  adubos orgânicos, mas porque não faze-los em casa com as sobras dos vegetais.


Photo Pixabay

Adubo de borra de café


 Então vejamos como fazê-lo.


Guarde uma boa quantidade de cascas dos legumes e frutas  como a beterraba, a batata, a cenoura, a abóbora, bem como das frutas, exceto os citrinos, etc. Coloque as cascas num processador e triture colocando em seguida num recipiente grande, (balde de tinta 20l vazio em plástico é o ideal) com tampa.
Adicione folhas verdes de varias plantas e cubra com bastante água, de preferência da chuva ou de lago ou rio devido a não ter cloro.

Feche o recipiente e deixe esta mistura em repouso, em local coberto e ao abrigo do sol, durante 15 a 20 dias. Abra o recipiente, e não ligue ao cheiro desagradável. Coe esta mistura num passador de rede e coloque o líquido em garrafas.
O resíduo sólido poderá ser colocado na terra.
Este é um adubo líquido de manutenção e ajuda o crescimento das plantas.






Photo Pensamento Verde

Como cultivar batatas em vasos


Como aplicar


É preciso ter cuidado porque este fertilizante líquido é forte. Coloque pouca quantidade porque pode prejudicar as plantas, queimando as raízes. Dissolva 1 parte de liquido em 10 de agua e evite salpicar as folhas, devendo adubar de manhã ou á noite. Pode usar 1 a 2 vezes por mês para plantas de crescimento rápido e a cada 2 meses para as plantas de crescimento lento. Não é recomendável usar este adubo em plantas recém-nascidas ou transplantadas.



5 maneiras fáceis de regar suas plantas enquanto estiver de férias




Sem comentários:

Enviar um comentário

Como fazer uma pequena mesa com garrafas de vidro

Mais uma vez lembramos o potencial das garrafas de vidro na construção de diversos artigos de utilidade e de decoração. É fácil conseguir ...

Mais visitados