quarta-feira, 15 de maio de 2019

Como cortar cebola sem chorar: Conheça alguns truques!



Quase todos nos choramos quando cortamos cebola. Os olhos ardem tanto que não conseguimos nem, abrir os olhos. Mas e se fosse possível cortar cebola sem chorar? 
Ficou com muita curiosidade em ver como?
Primeiro vamos ver porque choramos ao cortar a cebola.
Quando alguém vai cortar cebola, o gás sulfóxido de tiopropanal é libertado em função da reação entre uma enzima específica e outros compostos que existem na cebola. Quando é cortado, essa enzima entra em contato com alguns ou com outros e isso vai formando o gás que faz chorar. 
Porém, isso pode acabar. Veja como.


Photo Pixabay


Como não chorar cortando cebola
Existem cinco truques extremamente simples que são utilizados para evitar o problema, estes truques são aplicados por chefes de cozinha profissionais. Vamos ver quais são


1. Afie a sua faca

Tenha a sua faca bem afiada, porque se não estiver, ao cortar, esmagamos as diversas camadas da cebola, e isso faz libertar o gás causando irritação nos olhos. Ao usar uma faca bem afiada, irá cortar a cebola com exatidão e a quantidade de gás libertada, muito menor. Mas tome cuidado com os dedos.




2. Use água fria

Deixe a cebola de molho em água gelada cerca de 30 minutos, e depois então corte-a. Outra dica é cortar a cebola debaixo de agua.

3. Coloque a cebola no congelador

Uma outra maneira muito simples é colocar a cebola no congelador entre 10 a 15 minutos antes de fazer o corte. Isso fará com que ela fique mais dura e gelada, fazendo com que as enzimas que causam o gás não se movam durante o corte.

4. Use um ventilador

Uma outra maneira é usar um ventilador bastando liga-lo bem próximo das mãos, obrigando o gás a afastar-se e não atingindo os olhos.



Photo Pixabay

Gostou das dicas? Agora vai com certeza cortar as cebolas com mais vontade e sem chorar. Não esqueça de deixar seu comentário!


Fonte//Tricurioso






Sem comentários:

Enviar um comentário

16 usos surpreendentes usos para pasta de dentes

Se acha que só pode usar pasta de dentes para escovar os dentes está enganado. A pasta de dentes tem muitas outras aplicações surpreendent...

Mais visitados