domingo, 12 de maio de 2019

Como fazer hidropónica em sua casa ou apartamento


A plantação hidropónica utiliza uma técnica relativamente simples, que pode ser montada em casa ou apartamento. Trata-se de um método de cultivo que não utiliza o solo. Em vez de serem plantados na terra firme, os vegetais ficam suspensos, e suas raízes ficam submersas numa mistura de água com outros nutrientes essenciais para o desenvolvimento e crescimento da espécie.


Photo Conosul


Um dos principais tipos de plantas hidropónicas mais comuns é a alface, que possui fácil adaptação ao sistema e suas raízes possuem características que favorecem o cultivo de muitas mudas em um pequeno espaço. Ao aprender como plantar alface no cano de água, futuramente  poderá exercitar essa habilidade cultivando outras hortaliças.





Materiais necessários


Sementes de alface.
Espuma fenólica, que servirá de substrato para as sementes;
Mistura para solução nutritiva (pode ser adquirida em lojas de produtos agropecuários e jardinagem);
Kit para controle de pH da água;
Canos de PVC e cotovelos, usados na montagem de calhas residenciais;
Bidão de plástico, mangueira e bomba de água (do tipo usado em aquários);
Berbequim, suportes, braçadeiras e parafusos.



Photo Tudohidroponia


Quatro dicas para facilitar a remoção de ervas daninhas



Como plantar alface no cano


Faça furos nos canos, através dos quais as folhas de alface irão passar. Mantenha uma distância de 10 cm a 20 cm entre os furos. No sistema vertical, a montagem dos canos é feita em “zigue-zague”, pois a circulação da água depende da inclinação do sistema;
A função da bomba é levar a água (solução nutritiva) até o cano mais alto. Portanto, o fluxo do reservatório até o cano mais alto do sistema ocorrerá através de uma mangueira flexível.
A inclinação dos canos possibilita o escoamento da água de um cano para outro até voltar ao reservatório. A circulação de água é contínua, sendo que os cotovelos fazem a ligaçao entre os canos do sistema. Teste o funcionamento do sistema.





Faça furos na espuma fenólica e deposite as sementes. Irrigue a espuma com a solução nutritiva e deixe a placa de espuma em local protegido do calor, mas com luz natural;
Durante sete dias, irrigue a placa sempre que necessário, sem deixá-la encharcada. Após esse prazo, as mudas poderão ser transplantadas para o sistema hidropónico.






Transfira as mudas para os canos de PVC, inserindo-as através dos furos, de modo que as raízes alcancem a água.
Pronto! Agora, é manter o sistema ligado para garantir a circulação da solução nutritiva durante o desenvolvimento dos pés de alface o que leva de 20 a 30 dias.
Dica importante, a alface é sensível ao clima e, por isso, você precisa escolher um local protegido do calor e da humidade excessivos para montar seu sistema hidropónico caseiro.
A humidade do ar não deve ser superior a 70%, enquanto a temperatura deve ficar entre 17ºC e 23º C. A alface também precisa ficar exposta à luz por, no mínimo, 12 horas.


Cinco fertilizantes que tem em casa mas não sabia



Fonte//Tudohidroponia



Sem comentários:

Enviar um comentário

16 usos surpreendentes usos para pasta de dentes

Se acha que só pode usar pasta de dentes para escovar os dentes está enganado. A pasta de dentes tem muitas outras aplicações surpreendent...

Mais visitados