terça-feira, 4 de junho de 2019

Oito plantas que o ajudarão a ter um jardim encantador


Ter um jardim sempre bonito não é privilégio das casas das revistas. Qualquer um de nós pode ter um jardim magnífico se souber escolher as plantas certas e cuidá-las da maneira correta. Pode parecer complicado e trabalhoso manter um jardim, mas com as dicas que selecionamos aqui você vai conseguir ter aquele cantinho verde que sempre sonhou.


Photo Pixabay

Como fazer lindos vasos com uma toalhas e cimento



Na hora de escolher as plantas ideais para o seu jardim deve ter em conta, no minimo três itens, para garantir que seu cantinho verde fique sempre bonito.
A primeira é a luminosidade. Verifique se a área onde pretende criar jardim recebe luz solar e durante quanto tempo por dia. Algumas espécies precisam de muito sol para se desenvolver enquanto outras necessitam de sombra e humidade. Caso seu jardim seja uma área mista entre sol e sombra as possibilidades de espécies que podem ser plantadas aumenta.







Depois de determinar a lumiosidade , analise se as plantas ficarão expostas a chuva, ao vento e ao frio. Alguns jardins possuem cobertura, geralmente pergolas, que protegem as espécies da chuva e do vento, por exemplo.
Se o seu jardim for totalmente descoberto, algumas espécies podem não se adaptar porque em determinadas épocas do ano o frio e o vento são mais intensos. Sem contar que água em excesso pode ser muito prejudicial para algumas plantas.
De nada adianta escolher as plantas mais adequadas e plantá-las no melhor lugar possível se não consegue tempo para cuidar do jardim. Muitas pessoas não dispõem do tempo que gostariam para cuidar do jardim, por isso, se for uma delas opte por espécies que necessitem de menos cuidados.
Agora, se está realmente disposto a manter um jardim vale muito a pena conseguir tempo para cuidar das plantas. Esse pode ser o melhor remédio para o stress da vida moderna.

Principais espécies de plantas para o jardim



Photo Pixabay

1 Catos

Muito em moda nos projetos paisagísticos e de decoração, os catos são uma ótima opção para jardins. Eles são muito resistentes, ideais para quem não consegue cuidar do jardim como gostaria. Na hora de plantá-los escolha uma área que receba luz solar direta. As regas devem ser espaçadas, a cada sete ou dez dias. Água demais pode matar a planta.



Photo Pixabay


2 Clúsia

A clúsia é uma planta bem resistente capaz de sobreviver a uma luminosidade variada, o sol direto ou a sombra. A clúsia chega, inclusive, a se desenvolver muito bem à beira mar, tamanha sua versatilidade.
A espécie floresce na primavera e no verão com pequenas flores brancas e seus frutos atraem os passarinhos. Após a floração, a planta continua embelezando o jardim com suas folhas verdes rígidas, brilhantes e em formato de gota.


Photo Pixabay






3 Yuca

A Yuca é uma planta muito comum em jardins, mas também pode ser usada dentro de casa já que se adapta muito bem a locais com baixa luminosidade. Contudo, a Yuca desenvolve-se melhor em sol direto.
De fácil manutenção, a espécie aprecia solo mais seco, por essa razão as regas devem ser espaçadas. A Yuca também desenvolve-se muito bem em vasos e canteiros.

Photo Pixabay


4 Hera

A hera é uma planta muito versátil, adaptável e multifuncional. A espécie desenvolve-se bem em sol direto ou à meia sombra e também suporta climas variados, inclusive geadas. Uma das principais utilizações da hera é no paisagismo, como cobertura de muros.


Photo Pixabay


5 Espada de São Jorge

A Espada de São Jorge ou Espada de Santa Bárbara é uma das plantas mais cultivadas. A planta é muito versátil e pode ser usada para criar cercas vivas ou para adornar pequenos espaços quando plantada em vasos.
A Espada de São Jorge deve ser regada apenas uma vez por semana ou quando o solo estiver seco. A planta gosta viver na sombra ou com iluminação indireta.


Photo Pixabay


6 Ficus

Nas cidades, o ideal é plantar o Ficus em vasos, já que a planta tende a crescer muito, chegando a trinta metros de altura, podendo comprometer galerias pluviais e redes subterrâneas. Em vasos, ela pode ser cultivada tanto a pleno sol quanto à sombra.



Photo Pixabay

Como ter sempre tomates frescos em casa



7 Suculentas

As suculentas são fáceis de cuidar, praticamente não necessitam de regas, adaptam-se á luz direta, meia sombra e climas variados. Sem contar que ficam lindas em combinação com outras plantas, cultivadas diretamente no solo ou em vasos.


Photo Pixabay

8 Pata de elefante

A pata de elefante é uma planta muito ornamental, ideal tanto para o cultivo em áreas abertas como em vasos. A espécie é versátil e adapta-se muito bem ao sol direto, meia sombra e até a luz difusa. A pata de elefante também é capaz de suportar mudanças bruscas de temperatura e longos períodos de estiagem. Para evitar o apodrecimento das raízes, o recomendado é regar poucas vezes a planta evitando o encharcamento do solo.



Como fazer fertilizante líquido


F onte//CasaJardim



Sem comentários:

Enviar um comentário

Como economizar algum dinheiro na manutenção do carro

Os carros são um grande investimento, e temos que poupar o máximo em reparações e manutenção. Existem pequenas coisas, que o fará economiz...

Mais visitados