domingo, 7 de julho de 2019

Quando e como mudar o óleo dos travões


Ao longo do tempo o óleo dos travões vai-se degradando e é necessário fazer a sua substituição.
O óleo dos travões é uma mistura química que não contém substâncias minerais ou derivados petrolíferos e é higroscópico (propriedade de absorver água), e, como tal, absorve humidade quando em contacto com o ar.



Apesar de, no sistema de travagem, existirem meios para evitar a humidade de chegar ao óleo dos travões, as moléculas de água são atraídas para este. Estas moléculas de água tornam o óleo improprio pois não tem as propriedades necessárias. Caso o óleo dos travões esteja degradado pode criar vapor de água no sistema de travagem e perder a força de travagem, levando ao risco de acidente.




Como tal, para garantir o bom desempenho dos travões do veículo, os fabricantes de automóveis sugerem que se mude o óleo dos travões periodicamente. Mas quando mudar o óleo de travões quando não tenho qualquer indicação que deva faze-lo.
De acordo com a recomendação dos fabricantes o óleo dos travões deve mudar-se de dois em dois anos, mas, se os travões tiverem uma utilização intensiva ou óleo estiver degradado devido a fatores como a humidade, o que se nota na eficiência da travagem, deve-se antecipar a mudança do óleo dos travões.







É importante verificar as condições do óleo dos travões com regularidade. Se reparar que este está escuro, é melhor dirigir-se a uma oficina e mudar o óleo.
A operação para mudar o óleo de travões é relativamente simples. No depósito do óleo dos travões deve colocar-se o mesmo tipo de óleo já existente. Normalmente, o tipo de óleo é indicado na tampa do depósito do óleo dos travões ou no manual do veículo.





 Para começar deve remover as rodas do veículo e limpar a tampa e o depósito do óleo dos travões. Retire a tampa e se possível o óleo que ainda está lá dentro. Para o fazer pode utilizar um equipamento de aspiração, uma seringa por exemplo. Depois de retirado o óleo antigo, deve adicionar-se devagar o novo óleo até encher o depósito ao nível máximo.
Tenha cuidado ao encher o depósito do óleo dos travões pois se este líquido é corrosivo para a pintura do carro e vai deixar manchas. Por fim, deve testar os travões até conseguir ver o óleo limpo a sair pelos parafusos de sangramento. Pode sempre ir a uma oficina e pedir para lhe mudarem o óleo dos travões.

Como limpar o interior do seu carro




Fonte//E-konomista




Sem comentários:

Publicar um comentário