quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Dicas para cultivar pimentas em casa

A pimenta além de colocar sabor em muitos pratos, tem excelentes propriedades e é uma planta muito bonita. As pimentas são ingredientes indispensáveis na culinária e todos nós apreciamos o seu sabor.
São vários tipos de pimenta, como a malagueta, a dedo-de-moça, a biquinho e a pimenta-de-cheiro, todas elas podem ser facilmente cultivadas em casa, mas é preciso bastante cuidado com a sua plantação, seja no vaso ou no jardim.
Vamos ver que cuidados ter e como plantar pimenteiras.

 
Photo OlharCristão

7 truques fáceis para cuidar das suas plantas

As condições atmosféricas


As pimenteiras precisam de calor e muita luz do sol para germinarem e crescerem. Elas são extremamente sensíveis a baixas temperaturas, à chuva e à geada. Por isso, preferencialmente cultive-as nos meses mais quentes. Mesmo que elas consigam crescer com baixas temperaturas, o seu sabor e aroma não serão os mesmos, o que afretará o sabor da sua receita.

O plantio


Os pezinhos de pimenteira podem ser adquiridas em diversos lugares, como supermercados, feiras e até floriculturas espalhadas pelo país. Assim que adquirir as pimenteiras, é preciso replantá-la. Escolha um vaso que tenha no mínimo 30 centímetros de diâmetro. A parte de terra seca á volta das raízes (torrão de terra) deve ser mantida na hora do replantio. Em seguida, cubra o vaso com mais terra e regue.
Mas também pode plantar a sua pimenteira através das sementes. Encha um vaso de 30 cm com terra vegetal e coloque de 3 a 4 sementes em cada vaso, a aproximadamente 1 cm da superfície. Quando as folhas começarem a nascer, escolha a planta mais robusta e remova as outras que não cresceram tanto.


Oito plantas de interior ideais para os descuidados


Que vasos usar


Na hora de ter plantas em casa, a escolha do vaso é extremamente importante. A cor e formato é fundamental para integrar na decoração. Mas não adianta escolher apenas um vaso bonito, ele precisa ser adequado para suas pimentas! Por isso, na hora de comprar o vaso, certifique-se de que o escolhido possua orifícios de drenagem no fundo. Se não tiver pode sempre os fazer, com uma boca de ponta de tungsténio para cerâmica ou terracota e broca normal para plástico.

Água


A água é a melhor amiga da sua plantinha, mas se regar a planta em excesso ela apodrece! O ideal é regar a pimenteira quando a superfície da terra seca. Utilize água o suficiente para começar a gotejar nos orifícios de drenagem? Como a pimenteira deve ficar no sol, rapidamente essa água evaporará, por isso é necessário uma boa quantidade. Além disso, tente sempre para regá-la pela manhã.

Poda


A última dica de como cultivar a pimenteira em casa é sobre a poda. Ela é necessária para dar força para a sua planta continuar crescendo e frutificando. Se  não aparar a planta depois de cada colheita, esta deixará de dar pimentas . Essa poda deve ser feita apenas uma vez ao ano, no final do outono ou no início do inverno.


Vasos de bamboo para suculentas


Adubo caseiro para ajudar a floraçâo das suas plantas


Fonte//Terra



Sem comentários:

Publicar um comentário