terça-feira, 31 de março de 2020

É realmente necessário desinfetar todos os mantimentos durante esta pandemia?

Atualmente, não há evidências de que o COVID-19 seja transmitido por alimentos. 
O maior risco é estar perto de outras pessoas no supermercado enquanto faz compras.

Compras-em-supermercado
Photo//Foreveryoung

Devo manter minhas compras na garagem ou na varanda durante 3 dias?


Isso é claramente ridículo. Você realmente vai manter o seu leite, seu sorvete, suas carnes do lado de fora por três dias? Isso também tem implicações muito importantes na segurança alimentar. Isso soa como uma receita para o desastre, ou no mínimo comida estragada.
Há no entanto um pouco de verdade nesse conselho. Sabemos que o vírus é inativado lentamente à temperatura ambiente, com uma meia-vida de cerca de oito horas. Mas esse conselho pressupõe que todos os mantimentos estão contaminados e que simplesmente tocá-los deixará você doente, nenhum dos quais é verdade.

Eu realmente preciso desinfetar todas as caixas e embalagens?


Penso que este também é um conselho que não faz sentido científico. Se está preocupado que a parte externa das embalagens de alimentos possa estar contaminada, então é aconselhável lavar as mãos e ou desinfeta-las antes de se sentar para comer qualquer alimento que possa ter retirado desses recipientes. E note-se que, lavar as mãos antes de comer é uma prática recomendada mesmo quando não estamos em uma pandemia!
Devi lavar produtos frescos com sabão?
O sabão nunca não deve ser usado para lavar alimentos. Sabão não foi concebido para alimentos. Conforme mencionado no tópico vinculado, o sabão pode causar náusea, vômito e diarreia se ingerido.
As recomendações atuais de especialistas científicos, incluindo o FDA, dizem para lavar frutas e legumes frescos em água fria. Pode também mergulhar durante cerca de 15 minutos os vegetais e frutas em agua onde adiciona um comprimido de cloro, ou então numa solução de agua, um litro de agua e adiciona 8 gotas de lixivia (hipoclorito de sódio), lavando depois abundantemente com agua corrente.

As sacolas reutilizáveis ​​são arriscadas?


Muitas pessoas usam sacolas reutilizáveis ​​como uma escolha responsável. É uma prática recomendada (mesmo antes da época da pandemia) lavar regularmente as sacolas reutilizáveis.
Embora seja teoricamente possível que uma sacola reutilizável possa apanhar microorganismos, incluindo coronavírus enquanto estiver no supermercado, a maior ameaça que enfrentamos é estar perto de outra pessoa que esteja infetada com oCOVID-19. Sugere-se que mantenha suas sacolas de compras no carro, para que as tenha à mão na próxima vez que for às compras.
Se estiver preocupado com a possibilidade de suas malas estarem contaminadas com coronavírus, lave-as. Também deve lavar as mãos depois de terminar de guardar todas as suas compras. Este também sempre foi um bom conselho mesmo antes da pandemia.

O que posso fazer para reduzir o risco ao fazer compras?


Muitos supermercados oferecem desinfetantes para as mãos na entrada e higienizam os carrinhos de supermercado. Deve sempre utilizar esse desinfetante se disponível.
Faça em casa uma lista de maneira a que seja o mais rápido possível, evitando estar no supermercado muito tempo.
Pratique um distanciamento social apropriado, tentando ao máximo manter 2 metros de distância de outros compradores. Se houver um desinfetante para as mãos disponível use sempre

Donald Schaffner é um microbiologista e especialista em segurança alimentar da Universidade Rutgers.

Fonte//ScienceAlert


Sem comentários:

Publicar um comentário