quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Como fazer sabão com óleo de cozinha usado

Sabia que aquele simples resto de óleo utilizado para fritar alimentos pode ser prejudicial para o meio ambiente se colocado no ralo da pia? Segundo Josenildes Gomes, engenheira química da Universidade Federal da Bahia (UFBA), para cada litro de óleo descartado incorretamente, 10 mil litros de água são contaminados.

Então, para ajudar a preservar o meio ambiente, além de poder doar este óleo em empresas que o transportam e o reciclam, pode também transformá-lo em sabão em barra

 

Sabão
Photo//Youtube


Dez técnicas de automassagem para alivio das dores


O processo de produção é muito simples e pode ser feito em casa por qualquer pessoa.

O ideal é que, depois de pronto, se aguarde 10 dias para utilizar o produto. Este sabão não é indicado para uso corporal, devendo ser usado para lavar pratos, roupa ou na limpeza geral da casa.

 

Veja como preparar sabão com óleo usado.

 

Ingredientes.

- 500ml de água

- 1 litro de óleo de cozinha (coado).

- 250g de soda cáustica

- Detergente e sabão em pó (a critério)

Como fazer:

Aqueça a água a aproximadamente 70º Celsius. Antes de levantar fervura, retire do fogo e adicione a água à soda cáustica (mas mantenha distância e cuidado, pois podem ocorrer pequenas explosões de gases nessa fase do processo). Depois de misturados, os dois ingredientes, espere, sempre mexendo, até que a soda derreta. Depois de dissolvida, adicione o óleo de cozinha usado (deve estar coado, com esponja de aço ou peneira bem fina, para que não sobre nenhum resíduo). Continue mexendo até a mistura ficar homogênea e um pouco mais grossa.

 

Faça você mesmo o Bolo Rei


Durante a preparação, se preferir, pode acrescentar um pouco de sabão em pó, que ajuda a formar espuma, e sabão líquido, que deixa cheiroso e mais macio. Outra opção, é acrescentar também anilina, para dar cor ao sabão.

A agitação do líquido deve ser feita entre 30 e 45 minutos, até que a mistura esteja um pouco mais grossa. Depois de pronto, despeje o produto em qualquer assadeira que tenha em casa e que esteja forrada com plástico. Coloque para o sol e espere secar. Ele fica consistente em dois dias. Aguarde mais 10 dias para utilizá-lo.




Cuidados

Dois cuidados importantes devem ser tomados não fazer o sabão. O primeiro é na mistura dos ingredientes, que deve ser feita em vasilha plástica. E para mexer os ingredientes não pode ser utilizada colher de metal, e sim de madeira. Não se pode usar nada de metal em nenhum momento do processo, pois ele pode reagir com a soda cáustica.


Oito purificadores de ar caseiros que funcionam muito bem


Fonte//G1.globo



Sem comentários:

Publicar um comentário